Aquisição de linguagem e educação linguística da criança surda
Período de execução: 2023 - em andamento
Resumo: A educação bilíngue de surdos é alvo de inúmeras produções acadêmicas desde meados de 1980 no Brasil. Diante da espessura conceitual do bilinguismo e da educação bilíngue de surdos, entendemos que algumas considerações precisam ser feitas em relação a essas concepções. Afinal, apesar de parecerem simples, elas representam uma proliferação discursiva muitas vezes tratada de forma indistinta e tentar defini-las constitui uma tarefa importante para o enriquecimento do debate em torno da educação de surdos. Para tanto, objetiva-se compreender o conceito de bilinguismo e como essa noção passou a ser atribuída a pessoas surdas falantes de línguas de sinais a partir da segunda metade do século XX, bem como explorar compreensões sobre educação bilíngue e problematizar as formas como ela foi apropriada pelo campo da educação de surdos. Por fim, o refinamento teórico de bilinguismo e de educação bilíngue pode ser fundamental para a construção de estratégias que busquem o enfrentamento desses desafios.
Coordenação: Keila Cardoso Teixeira