Trabalhos acadêmicos

A lista de trabalhos acadêmicos (dissertações, TCC e relatórios de Iniciação Científica) produzidos por integrantes do Ceilis está organizada pela ordem alfabética a partir da inicial do sobrenome do primeiro autor.

Dissertações

BORGES, Kátia Regina. Criança surda na educação infantil: interações possíveis para o seu desenvolvimento linguístico. 2023. 117 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal do Espírito Santo, 2023.

BURGARELLI, Eliana Firmino. Gestão da tradução e da interpretação de Libras e língua portuguesa no Instituto Federal do Espírito Santo. 2022. 119 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2022.

FONTES, Gisele de Souza. Materiais com terminologia das ciências biológicas em língua brasileira de sinais (Libras): suas estruturas e potencialidades didáticas. 2023. 123 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal do Espírito Santo, 2023.

SANTOS, Jhonatan Carvalho. Ensino de língua inglesa com crianças: saberes docentes e práticas pedagógicas em tempos pandêmicos. 2022. 111 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2022.

Relatórios de Iniciação Científica

BASONI, Fabiany Corrêa. Políticas linguísticas para surdos em países lusófonos. 2019. Relatório de Iniciação Científica (Graduação em Letras-Português) - Universidade Federal do Espírito Santo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo. Orientador: Pedro Henrique Witchs.

BERNARDO, Bárbara Marques. Políticas linguísticas para surdos em países hispano-falantes da América do Sul. 2021. Relatório de Iniciação Científica (Graduação em Letras- Português/Francês) - Universidade Federal do Espírito Santo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo, Vitória, 2021. Orientador: Pedro Henrique Witchs.

BERNARDO, Bárbara Marques. Políticas linguísticas para surdos em países francófonos da América e da Europa. 2020. Relatório de Iniciação Científica (Graduação em Letras-Português/Francês) - Universidade Federal do Espírito Santo, Fundo de Apoio à Pesquisa da UFES, Vitória, 2021. Orientador: Pedro Henrique Witchs.

BIZZO, Andrew Victor Thomé. Políticas de tradução para surdos e seus sentidos na Política Linguística. 2021. Relatório de Iniciação Científica (Graduação em Letras-Libras - Bacharelado em Tradução e Interpretação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021. Orientador: Pedro Henrique Witchs.

MONTEIRO, Veruska Azeredo Valadão. Formas de comunicação de pessoas com surdocegueira. 2023. Relatório de Iniciação Científica (Graduação em Letras-Libras - Bacharelado em Tradução e Interpretação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2023. Orientador: Pedro Henrique Witchs.

OLIVEIRA, Maria Eduarda Pimenta de. Surdos como minoria linguística: uma revisão conceitual. 2021. Relatório de Iniciação Científica (Graduação em Letras-Libras - Bacharelado em Tradução e Interpretação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021. Orientador: Pedro Henrique Witchs.

OLIVEIRA, Maria Eduarda Pimenta de. Aquisição da linguagem por crianças surdas: uma revisão teórico-conceitual. 2022. Relatório de Iniciação Científica (Graduação em Letras-Libras - Bacharelado em Tradução e Interpretação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2022. Orientador: Pedro Henrique Witchs.

OLIVEIRA, Maria Eduarda Pimenta de. Reconhecimento terminológico em estudos surdos: um estudo bibliométrico. 2023. Relatório de Iniciação Científica (Graduação em Letras-Libras - Bacharelado em Tradução e Interpretação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2023. Orientador: Pedro Henrique Witchs.

OLIVEIRA, Rafaela dos Santos. Políticas linguísticas para surdos em países africanos de língua inglesa. 2021. Relatório de Iniciação Científica (Graduação em Letras-Inglês) - Universidade Federal do Espírito Santo, Fundo de Apoio à Pesquisa da UFES, Vitória, 2021. Orientador: Pedro Henrique Witchs.

OLIVEIRA, Rafaela dos Santos. Políticas linguísticas para surdos em países de língua inglesa como língua oficial de facto. 2020. Relatório de Iniciação Científica (Graduação em Letras-Inglês) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2020. Orientador: Pedro Henrique Witchs.

PINTO, Meiriely de Almeida Cancelieri. Associação de surdos e movimento surdo: sentidos atribuídos aos termos no campo da educação linguística de surdos. 2022. Relatório de Iniciação Científica (Graduação em Letras-Libras - Bacharelado em Tradução e Interpretação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2022. Orientador: Pedro Henrique Witchs.

Trabalhos de conclusão de curso

AUGUSTO, Jéssica Corrêa. Experiência de guia-interpretação no estágio supervisionado em contexto educacional. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Libras - Bacharelado em Tradução e Interpretação) - Curso de Letras-Libras, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2023. Orientador: Pedro Henrique Witchs.

BASONI, Fabiany Corrêa. Políticas de línguas de sinais e sua relação com os direitos linguísticos: concepções sobre a constituição do direito à língua de uma minoria linguística. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Português) - Curso de Letras-Português, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021. Orientador: Pedro Henrique Witchs.

CHAGAS, Rosemere dos Santos Rocha. Subcompetência bilíngue na formação de tradutores e intérpretes de língua de sinais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Libras - Bacharelado em Tradução e Interpretação) - Curso de Letras-Libras, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2019. Orientador: Pedro Henrique Witchs.

FONTES, Gisele de Souza. Tradução de termos científicos para Libras no contexto do AEE para surdos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Libras - Bacharelado em Tradução e Interpretação) - Curso de Letras-Libras, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2018. Orientador: Pedro Henrique Witchs.

LEITE, Ana Carla Kruger. Tradução especializada em espaços de Ciência e o papel do tradutor surdo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Libras - Bacharelado em Tradução e Interpretação) - Curso de Letras-Libras, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2018. Orientador: Pedro Henrique Witchs.

LOPES, Bárbara Eloah. Estudos sobre o uso de línguas de sinais por pessoas ouvintes com autismo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Libras - Bacharelado em Tradução e Interpretação) - Curso de Letras-Libras, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2023. Orientador: Pedro Henrique Witchs.

LOPES, Carmelita Gonçalves Pena. Mães e pais tradutores e intérpretes de língua de sinais: uma constituição afetivo-profissional. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Libras - Bacharelado em Tradução e Interpretação) - Curso de Letras-Libras, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2019. Orientador: Pedro Henrique Witchs.

MONTEIRO, Kátia Regina Borges. Tradução e interpretação educacional para a língua de sinais: aspectos de formação e atuação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Libras - Bacharelado em Tradução e Interpretação) - Curso de Letras-Libras, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2018. Orientador: Pedro Henrique Witchs.

MONTEIRO, Veruska Azeredo Valadão. Potencialidades linguísticas de pessoas com surdocegueira: uma sistematização de suas formas de comunicação. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Libras - Bacharelado em Tradução e Interpretação) - Curso de Letras-Libras, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2023. Orientador: Pedro Henrique Witchs.

OLIVEIRA, Ana Carolina Duarte de. Tradução e interpretação de língua de sinais e português em ambientes corporativos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Libras - Bacharelado em Tradução e Interpretação) - Curso de Letras-Libras, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2019. Orientador: Pedro Henrique Witchs.

OLIVEIRA, Francislaine Lepaus de. Formação e atuação do intérprete de língua de sinais em cursos de Primeiros Socorros. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Libras - Bacharelado em Tradução e Interpretação) - Curso de Letras-Libras, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2019. Orientador: Pedro Henrique Witchs.

OLIVEIRA, Maria Eduarda Pimenta de. Primeira experiência profissional de uma intérprete educacional no ensino superior. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Libras - Bacharelado em Tradução e Interpretação) - Curso de Letras-Libras, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2023. Orientador: Pedro Henrique Witchs.

PEREIRA, Ananda Paula Martins; PEREIRA, Jordana Silva. Ensino de Ciências para surdos: uma análise de práticas didático-pedagógicas visuais para aprender em língua de sinais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Curso de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2019. Orientador: Pedro Henrique Witchs.

PIVA, Maria Cirlene Mantovani. A importância de uma disciplina sobre guia-interpretação no Bacharelado em Letras-Libras. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Libras - Bacharelado em Tradução e Interpretação) - Curso de Letras-Libras, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021. Orientador: Pedro Henrique Witchs.

RADAELLI, Daysis Siqueira Nienke. Ambiente linguístico da educação de surdos: percepções a partir do estágio em interpretação educacional. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Libras - Bacharelado em Tradução e Interpretação) - Curso de Letras-Libras, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2023. Orientadora: Daniela Gomes Gumiero.

SOUSA, Sheila Gomes de. O conhecimento produzido no Letras-Libras da Ufes: trabalhos de conclusão de quase dez anos de curso. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Libras - Bacharelado em Tradução e Interpretação) - Curso de Letras-Libras, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2023. Orientador: Pedro Henrique Witchs.

VASCONCELLOS, Raphaella de Assis. Monólogo: processos de criação e de interpretação simultânea de um espetáculo teatral surdo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Libras - Bacharelado em Tradução e Interpretação) - Curso de Letras-Libras, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2019. Orientador: Pedro Henrique Witchs.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910