Reunião Transatlântica de Investigações em Estudos Surdos

2022

A 1ª Reunião Transatlântica de Investigações em Estudos Surdos - Brasil & Portugal - constituiu um esforço coletivo, organizado pelos professores Bruno Mendes, Orquídea Coelho e Pedro Witchs, com o objetivo de promover o intercâmbio acadêmico entre investigadoras e investigadores que integram o Círculo de Estudos Indisciplinares com Línguas de Sinais (Ceilis) e a Comunidade Prática de Investigação Deaf Studies (DeafCoPIn), coordenada pela Profa. Orquídea Coelho no Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). A reunião, que aconteceu no formato on-line no dia 2 de junho de 2022, contou com a apresentação de projetos de pesquisa realizados a nível de pós-doutorado, doutorado, mestrado e graduação.

No âmbito da DeafCoPIN, foram apresentadas as pesquisas de pós-doutoramento das professoras Edeilce Buzar (UnB) e Cássia Sofiato (USP); a pesquisa de doutoramento sanduíche do Prof. Huber Kline (UFPA) e as pesquisas de doutoramento em Ciências da Educação de Luiz Muengua, Cláudia Furlanetto, Mariana Calhau e Michelline Queiroz. No âmbito do Ceilis, foi apresentada a pesquisa de doutoramento já concluída da Profa. Keila Cardoso Teixeira (Ufes); também foram apresentadas as pesquisas de mestrado em Estudos Linguísticos de Eliana Burgarelli, Gisele Fontes e Kátia Monteiro; a pesquisa de mestrado em Ensino na Educação Básica já concluída de Janine Balbino Dias; as pesquisas de graduação em Letras-Libras de Andrew Bizzo, Daniela Silva, Elisangela Barros, Maria Cirlene Mantovani Piva, Maria Eduarda Pimenta, Meiriely Cancelieri, Rita Calado e Veruska Monteiro.

Além disso, cada conjunto de investigações foi contemplado com comentários pertinentes e motivadores dos seguintes convidados: Profa. Angela Nediane dos Santos (UFPel), Prof. Carlos Afonso (ESEPF, Portugal), Profa. Madalena Klein (UFPel), Prof. Paulo de Carvalho (UCP, Portugal) e Profa. Violeta Moraes (INES).