Artigos científicos

A lista de artigos publicados por integrantes do Ceilis está organizada pela ordem alfabética a partir da inicial do sobrenome do primeiro autor.

BASONI, Fabiany Corrêa; WITCHS, Pedro Henrique. Políticas linguísticas para surdos em países lusófonos. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 23, n. 4, p. 1340-1348, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/view/18565.

BIZZO, Andrew Victor Thomé; WITCHS, Pedro Henrique. História recente da tradução e da interpretação de Libras e língua portuguesa na Universidade Federal do Espírito Santo (2006-2021). PERcursos Linguísticos, Vitória, v. 12, n. 31, p. 55-76, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.47456/pl.v12i31.39036.

BORGES, Kátia Regina; TEIXEIRA, Keila Cardoso; WITCHS, Pedro Henrique. Efeitos da política brasileira de inclusão na educação linguística de uma criança surda na escola de Educação Infantil. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 48, n. 93, p. 92-102, 2023. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/18657.

KRAEMER, Graciele Marjana; LOPES, Luciane Bresciani; WITCHS, Pedro Henrique. Produção acadêmica do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos [Brasil, 2006 - 2020]. Textura, Canoas, v. 24, n. 59, p. 172-205, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.29327/227811.24.59-8.

KRAEMER, Graciele Marjana; LOPES, Luciane Bresciani; ZILIO, Virgínia Maria. Formação docente e educação de surdos no Brasil: desafios para uma proposta educacional bilíngue. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 33, p. 1-17, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/40063/html.

KRAEMER, Graciele Marjana; ZILIO, Virgínia Maria. Educação de surdos na pandemia: a lógica contábil do sacrifício. Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 27, n. 3, p. 1-12, 2022. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10198.

LEITE, Ana Carla Kruger; WITCHS, Pedro Henrique, Corpo humano em Libras: tradução especializada intermodal para um museu de ciências. Revista (Con)Textos Linguísticos, Vitória, v. 17, n. 36, p. 266-283, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.47456/cl.v17i36.40224.

PIVA, Maria Cirlene Mantovani; WITCHS, Pedro Henrique. Guia-interpretação para pessoas com surdocegueira: análise de uma disciplina obrigatória na formação superior de tradutores e intérpretes de língua de sinais. Belas Infiéis, Brasília, v. 12, n. 1, p. 1-26, 2023. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/belasinfieis/article/view/43652.

VIEIRA-MACHADO, Lucyenne Matos da Costa; TEIXEIRA, Keila Cardoso. A educação bilíngue para crianças surdas: surdez como experiência e infância como potência. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 9, n. 27, p. 59-68, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.30612/eduf.v9i27.12624.

VIEIRA-MACHADO, Lucyenne Matos da Costa; WITCHS, Pedro Henrique; BAIENSE, Joyce Karolina Ribeiro. Educação de surdos e neoconservadorismo no Brasil. Revista Educação Especial em Debate, Vitória, v. 8, n. 15, p. 37-53, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/41571.

WITCHS, Pedro Henrique. A situação minoritária dos surdos e sua vulnerabilidade linguística na educação. Cadernos Cedes, Campinas, v. 41, n. 114, p. 144-152, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/CC239651.

WITCHS, Pedro Henrique. Políticas de línguas de sinais: a inclusão linguística em uma perspectiva transnacional. Travessias Interativas, São Critóvão, n. 22, p. 352-365, 2020. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/15342.

WITCHS, Pedro Henrique. Tradução e interpretação de língua de sinais como política linguística para surdos. PERcursos Linguísticos, Vitória, v. 9, p. 133-144, 2019. Disponível em: http://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/23742.

WITCHS, Pedro Henrique; BURGARELLI, Eliana Firmino. Libras como campo disciplinar: efeitos de uma produção cultural surda. Revista Espaço, Rio de Janeiro, n. 56, p. 225-241, 2021. Disponível temporariamente em: https://seer.ines.gov.br/index.php/revista-espaco/article/view/1668.

WITCHS, Pedro Henrique; LOPES, Maura Corcini. Vulnerabilidade linguística e educação de surdos. Momento - Diálogos em Educação, Rio Grande, v. 29, n. 1, p. 203-221, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.14295/momento.v29i1.9272.

WITCHS, Pedro Henrique; LOPES, Maura Corcini. Forma de vida surda e seus marcadores culturais. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, p. 1-17, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-4698184713.

WITCHS, Pedro Henrique; LOPES, Maura Corcini; COELHO, Orquídea. Formas possíveis de ser nas políticas linguísticas de educação de surdos em Portugal. Educação & Sociedade, Campinas, v. 40, p. 1-16, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302019202053.

WITCHS, Pedro Henrique; MORAIS, Samuel de Oliveira. Interpretação de língua de sinais no Brasil de 1907 a 1959. Belas Infiéis, Brasília, v. 10, n. 1, p. 1-20, 2021. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/belasinfieis/article/view/36074.

WITCHS, Pedro Henrique; TEIXEIRA, Keila Cardoso. Bilíngues clandestinos: condições epistemológicas da educação linguística dos surdos no século XX. The Especialist, São Paulo, v. 40, n. 3, p. 1-13, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.23925/2318-7115.2019v40i3a5.

WITCHS, Pedro Henrique; TEIXEIRA, Keila Cardoso; BORGES, Kátia Regina. Inclusão linguística como estratégia de governamento de pessoas surdas. Revista Didática Sistêmica, Rio Grande, v. 25, n. 2, p. 26-36, 2023. Disponível em: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/15411.

WITCHS, Pedro Henrique; ZILIO, Virgínia Maria. Ambiente linguístico em educação de surdos. Revista Virtual de Estudos da Linguagem - ReVEL, edição especial, v. 16, n. 15, p. 29-43, 2018. Disponível em: http://www.revel.inf.br/downloadFile.php?local=artigos&id=614&lang=pt.

ZILIO, Virgínia Maria. Translinguagem e educação de surdos: possibilidades a partir da digitalidade. Revista Linguagem e Ensino, Pelotas, v. 26, n. 1, p. 22-35, 2023. Disponível em: https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/linguagem/article/view/6738.

ZILIO, Virgínia Maria; CARVALHO DA SILVA, Pamela; WITCHS, Pedro Henrique. Educação para a tecnologia: experiência no contexto da realidade imaterial. Revista Didática Sistêmica, Rio Grande, v. 25, n. 2, p. 51-62, 2023. Disponível em: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/15410.

ZILIO, Virgínia Maria; KRAEMER, Graciele Marjana. Ambiente linguístico e educação inclusiva: desafios na educação de surdos. Textura, Canoas, v. 22, n. 49, p. 64-81, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-22-5039.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910