Capítulos de livros

A lista de capítulos de livros publicados por integrantes do Ceilis está organizada pela ordem alfabética a partir da inicial do sobrenome do primeiro autor.

SANTOS, Jhonatan Carvalho; BUGARELLI, Eliana Firmino; NOGUEIRA, Mayara de Oliveira. Dos estudos sobre a linguagem à Linguística Aplicada: panorama das ideias linguísticas. In: SANTANA, Wilder Kleber Fernandes de; SILVEIRA, Éderson Luís (Orgs.). Educação e Múltiplas Linguagens: olhares Transdisciplinares - Volume III. 1. ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021. p. 145-159.

SILVEIRA, Carolina Hessel; WITCHS, Pedro Henrique. E o Oscar vai para...: línguas de sinais em cerimônias do Oscar. In: RODRIGUES, José Raimundo; OLMO, Katiuscia Gomes Barbosa; VIEIRA-MACHADO, Lucyenne Matos da Costa (Orgs.). Os surdos e a sétima arte: representações, perspectivas, problematizações desde outras flutuações. Itapiranga: Schreiben, 2022. p. 198-211.

TEIXEIRA, Keila Cardoso. A educação bilíngue para crianças surdas: práticas em uma instituição de educação infantil de Vitória-ES. In: VIEIRA-MACHADO, Lucyenne Matos da Costa; BARBOZA, Felipe Venâncio; MARTINS, Vanessa Regina de Oliveira (Orgs.). Pesquisas em educação de surdos, tradução, interpretação e linguística de língua de sinais: tecendo redes de amizade e problematizando as questões do nosso tempo. Campos de Goytacazes: Brasil Multicultural, 2018. p. 86-93.

TEIXEIRA, Keila Cardoso. Contribuições para pensar a educação bilíngue em uma instituição de educação infantil de Vitória/ES. In: VIEIRA-MACHADO, Lucyenne Matos da Costa; COSTA JUNIOR, Euluze Rodrigues da (Orgs.). Educação de Surdos: políticas, práticas e outras abordagens. Curitiba: Appris, 2018. p. 123-140.

TEIXEIRA, Keila Cardoso. Render-se ao impensável... singular. In: VIEIRA-MACHADO, Lucyenne Matos da Costa; TEIXEIRA, Keila Cardoso; RODRIGUES, José Raimundo (Orgs.). Escritas e leituras em história da educação de surdos. Itapiranga: Schreiben, 2023.

TEIXEIRA, Keila Cardoso; CHIOTE, Fernanda de A. B.; XAVIER, Keli Simões. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva e formação humana. In: FINARDI, Kyria; SCHERRE, Marta; TESCH, Leila; CARVALHO, Hebe (Orgs.). A diversidade de fazeres em torno da linguagem: universidades, faculdades e educação básica em ação. Campinas: Pontes, 2019. p. 201-213.

VIEIRA, Eliane Telles de Bruim; RODRIGUES, José Raimundo; TEIXEIRA, Keila Cardoso. Berthier e a história da educação de seus "irmãos de infortúnio": a constituição de l'Épée como pai dos surdos. In: SOUZA, Regina Maria de; RODRIGUES, José Raimundo (Orgs.). Ferdinand Berthier (1803-1886): erudito, professor, ativista surdo e suas contribuições para o nosso presente. Curitiba: CRV, 2021.

VIEIRA, Eliane Telles de Bruim; TEIXEIRA, Keila Cardoso; VIEIRA-MACHADO, Lucyenne Matos da Costa. Sweet nothing in my ear: práticas de condução da surdez como matriz da experiência. In: RODRIGUES, José Raimundo; OLMO, Katiuscia Gomes Barbosa; VIEIRA-MACHADO, Lucyenne Matos da Costa (Orgs.). Os surdos e a sétima arte: representações, perspectivas, problematizações desde outras flutuações. Itapiranga: Schreiben, 2022. p. 87-95.

WITCHS, Pedro Henrique. Posfácio ou como olhar o aquário. In: RODRIGUES, José Raimundo; VIEIRA-MACHADO, Lucyenne Matos da Costa; MARTINS, Vanessa Regina de Oliveira (Orgs.). Análise do discurso, história e subjetividade em Foucault: relações de saber/poder e a contraconduta como ativismo e resistência. São Carlos: Edesp-UFSCar, 2023. p. 203-205.

WITCHS, Pedro Henrique. Um posfácio ou o fecho. In: LIMA, Carlos Roberto de Oliveira (Org.). Ensaios históricos da educação de surdos. Campo Grande: Ed. UFMS, 2023. p. 254-256.

WITCHS, Pedro Henrique. Língua de sinais como dispositivo de inclusão. In: LOUREIRO, Carine Bueira; LOPES, Maura Corcini (Orgs.). Inclusão, aprendizagem e tecnologias em educação: pensar a educação no século XXI. São Paulo: Pimenta Cultural, 2021. p. 156-163.

WITCHS, Pedro Henrique. Curvar-se à língua: a subjetivação de docentes diante da inclusão escolar de surdos. In: LOPES, Maura Corcini; MORGENSTERN, Juliane Marschall (Orgs.). Inclusão e subjetivação: ferramentas teórico-metodológicas. Curitiba: Appris Editora, 2019. p. 59-73.

WITCHS, Pedro Henrique. Performances surdas: algumas considerações sobre a cena diversa do teatro capixaba. In: ARRUDA, Rejane (Org.). Surdos, Cegos e Cadeirantes na Cena Diversa do Teatro Capixaba. Porto Alegre: PLUS/Simplíssimo, 2019. p. 179-184.

WITCHS, Pedro Henrique. Por uma história social da língua de sinais: a presença do gesto na educação de surdos no contexto brasileiro do século XX. In: VIEIRA-MACHADO, Lucyenne Matos da Costa; BARBOZA, Felipe Venâncio; MARTINS, Vanessa Regina de Oliveira (Orgs.). Pesquisas em educação de surdos, tradução, interpretação e linguística de línguas de sinais: tecendo redes de amizade e problematizando as questões do nosso tempo. Campos de Goytacazes: Brasil Multicultural, 2018. p. 140-145.

WITCHS, Pedro Henrique; VIEIRA-MACHADO, Lucyenne Matos da Costa. Aspectos históricos das políticas de línguas de sinais. In: WITCHS, Pedro Henrique; NOGUEIRA, Mayara de Oliveira; VIEIRA-MACHADO, Lucyenne Matos da Costa; KAWACHI-FURLAN, Cláudia Jotto (Orgs.). Estudos linguísticos: estudos e análises interdisciplinares. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. p. 151-168.

WITCHS, Pedro Henrique; ZILIO, Virgínia Maria. Ambientes linguísticos possíveis da educação de surdos a partir das políticas educacionais inclusivas. In: ALBRES, Neiva de Aquino; COSTA, Mailra Pereira Pires (Orgs.). Interlocuções sobre língua de sinais e educação de surdos. Florianópolis: UFSC, 2021. p. 31-48.

WITCHS, Pedro Henrique; ZILIO, Virgínia Maria; TEIXEIRA, Keila Cardoso. Desafios e necessidades do bilinguismo e da educação bilíngue de surdos. In: KRAEMER, Graciele Marjana; LOPES, Luciane Bresciani; SILVA, Karla Fernanda Wunder da (Orgs.). A educação das pessoas com deficiência: desafios, perspectivas e possibilidades. São Paulo: Pimenta Cultural, 2022. p. 343-361.

ZILIO, Virgínia Maria. O que a escola pode fazer que o Google não pode. In: LOUREIRO, Carine Bueira; LOPES, Maura Corcini (Orgs.). Inclusão, aprendizagem e tecnologias em educação: pensar a educação no século XXI. Pimenta Cultural, 2021. p. 209-215.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910