Projetos em andamento

Aqui, você encontra informações sobre projetos de pesquisa em andamento coordenados por pesquisadores do Ceilis. Os projetos estão devidamente cadastrados junto à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Aquisição de linguagem e educação linguística da criança surda
Coordenação: Keila Cardoso Teixeira
Período de execução: 2023 - em andamento
Resumo: A educação bilíngue de surdos é alvo de inúmeras produções acadêmicas desde meados de 1980 no Brasil. Diante da espessura conceitual do bilinguismo e da educação bilíngue de surdos, entendemos que algumas considerações precisam ser feitas em relação a essas concepções. Afinal, apesar de parecerem simples, elas representam uma proliferação discursiva muitas vezes tratada de forma indistinta e tentar defini-las constitui uma tarefa importante para o enriquecimento do debate em torno da educação de surdos. Para tanto, objetiva-se compreender o conceito de bilinguismo e como essa noção passou a ser atribuída a pessoas surdas falantes de línguas de sinais a partir da segunda metade do século XX, bem como explorar compreensões sobre educação bilíngue e problematizar as formas como ela foi apropriada pelo campo da educação de surdos. Por fim, o refinamento teórico de bilinguismo e de educação bilíngue pode ser fundamental para a construção de estratégias que busquem o enfrentamento desses desafios.

Língua de sinais primata: revisão de experimentos com grandes símios
Coordenação: Pedro Henrique Witchs
Período de execução: 2024 - em andamento
Resumo: A partir da década de 1960, alguns experimentos envolvendo o ensino de língua de sinais para grandes símios foram replicados em diferentes espécies. Esses experimentos receberam inúmeras críticas da comunidade científica em relação aos métodos e à interpretação dos dados. Entretanto, pouca informação sobre eles circula na literatura nacional. Considerando que a possibilidade de desenvolver uma discussão em torno desses experimentos pode resultar outras compreensões no campo dos estudos de línguas de sinais no Brasil, com este projeto de pesquisa, objetiva-se analisar a constituição de um campo de investigações envolvendo o ensino de língua de sinais para grandes símios. Assim, propõe-se o desenvolvimento de uma pesquisa bibliográfica que possibilite o levantamento de produções científicas que abordem o ensino e a aprendizagem de língua de sinais em experimentos com espécies de grandes símios (chimpanzés, bonobos, gorilas e orangotangos). Tomando a linguística aplicada indisciplinar como grade de inteligibilidade, espera-se oferecer uma revisão crítica sobre o ensino de língua de sinais para grandes símios, sistematizando compreensões oriundas de campos distintos do conhecimento como a antropologia, a biolinguística e a primatologia.

Termos da Educação Linguística de Surdos
Coordenação: Pedro Henrique Witchs
Período de execução: 2021 - em andamento
Resumo: Para além de um campo de atuação, a Educação de Surdos se constitui como um território fértil de investigações transdisciplinares com espessura histórica e inúmeras contribuições teórico-conceituais. As primeiras produções intelectuais que registram a formação desse território datam do século XVII e se intensificam em congressos de educadores de surdos que aconteceram pela Europa no século XIX. Naquela época e ainda hoje, os principais debates centralizam o tema do ensino de línguas para crianças surdas. Com a emergência de pesquisas que tomaram algumas línguas de sinais como objetos de análise, os estudos em educação de surdos se expandiram por diferentes áreas do conhecimento, produzindo compreensões transdisciplinares sobre a surdez e as pessoas surdas. Este Projeto de Pesquisa objetiva sistematizar termos relativos à educação linguística de surdos. Para tanto, propõe a realização de uma pesquisa bibliográfica de cunho exploratório e natureza qualitativa que permitirá o levantamento de definições e sentidos teóricos atribuídos a esse conjunto terminológico. Com esse empreendimento, o projeto visa a produção de verbetes para a composição de um vocabulário da Educação de Surdos, um produto enciclopédico de natureza especializada que poderá servir como uma importante fonte de consulta para estudos e práticas desenvolvidos nesse campo e que se relacionam especialmente com as questões dos Estudos Surdos e da Educação Linguística.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910