Artigo: "Ambiente linguístico em educação de surdos"
Em 2018, a Revista Virtual de Estudos da Linguagem - ReVEL publicou a edição especial (v. 16, n. 15) Ensino, aprendizagem e pesquisa nas diferenças, organizada por Cátia de Azevedo Fronza (Unisinos), Otilia Lizete de Oliveira Martins Heinig (Furb) e Simone Weide Luiz (Unisinos). Nessa edição, Pedro Witchs (Ufes) e Virgínia Zilio (Unisinos), pesquisadores do Ceilis, assinam o artigo Ambiente linguístico em educação de surdos, cujo resumo pode ser lido a seguir:
Resumo: Com o advento da inclusão escolar, emerge no cenário educacional brasileiro o debate sobre a escola em que preferencialmente deve acontecer a educação de surdos: a escola comum ou a escola de surdos. Sem intenção de binarizar a questão, este artigo apresenta uma problematização sobre o ambiente linguístico em educação de surdos. Para tanto, empreendeu-se uma análise sobre um conjunto de narrativas docentes produzidas em diferentes capitais do Brasil por meio de rodas de conversa e de entrevistas narrativas. A partir das narrativas, foi possível discutir sobre três aspectos que constituem um ambiente linguístico favorável em educação de surdos: sua fertilidade (ou a possibilidade de aquisição da primeira e segunda línguas); o conhecimento e o domínio de sua geografia (ou o uso não só proficiente, mas também consciente das línguas); e sua potência de habitat (ou a capacidade de proporcionar pertencimento social a partir das línguas utilizadas). Considerando esses aspectos, percebeu-se que, embora a língua seja um dos principais elementos destacados quando se discute a educação e a inclusão escolar de surdos, raramente a importância do ambiente linguístico nesse contexto é pensada ou tensionada. Também foi possível observar que as narrativas sobre as práticas de inclusão escolar de surdos ignoram a potencialidade educativa de um ambiente linguístico favorável. Entende-se que essa noção, se rigorosamente pensada, pode incorporar um importante espaço nas concepções de inclusão que permeiam a Contemporaneidade.
Acesse o artigo completo no site da ReVEL: http://www.revel.inf.br/pt/edicoes/?id=51