Artigo: Educação de surdos na pandemia: a lógica contábil do sacrifício

Educação de surdos na pandemia: a lógica contábil do sacrifício

A revista Educação, Ciência e Tecnologia, da Universidade LaSalle, publicou seu volume 27, número 3, de 2022. Nessa edição, encontra-se o artigo Educação de surdos na pandemia: a lógica contábil do sacrifício, de Graciele Marjana Kraemer (UFRGS) e Virgínia Maria Zilio (Unisinos), que é pesquisadora integrante do Ceilis.

Resumo: O trabalho tensiona as condições da educação de surdos no contexto da pandemia de Covid-19. Foram analisados 45 questionários respondidos por professores que atuam na educação de surdos. As análises partem dos Estudos Surdos e dos estudos de François Dubet. Com a suspensão das aulas presenciais, a educação de surdos acaba não promovendo a cidadania linguística. Isso resulta em ações educacionais paliativas, que não contemplam a educação bilíngue para surdos. Assim, desenvolve-se uma lógica contábil do sacrifício, pela qual apenas uma pequena parcela de alunos surdos que apresentam condições de participação tem efetivado o direito educacional.

Acesse o artigo na íntegra em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10198

Tags: