Artigo: Produção acadêmica do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos [Brasil, 2006 - 2020]
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A Textura, revista de Educação e Letras da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), acaba de publicar seu volume 24, número 59, de 2022. Nessa edição, Graciele Marjana Kraemer (UFRGS), Luciane Bresciane Lopes (UFRGS) e Pedro Henrique Witchs assinam o artigo "Produção acadêmica do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos [Brasil, 2006 - 2020]", cujo resumo pode ser lido abaixo.
Resumo: O presente estudo compreende uma análise de inspiração bibliométrica da produção acadêmica do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos (GIPES). Foram analisadas 92 pesquisas, sendo 75 dissertações e 17 teses, produzidas entre os anos de 2006 e 2020. As pesquisas estão inscritas em oito campos temáticos, quais sejam, Docência, Educação Bilíngue, Estudos Surdos, Estudos da Tradução, Fonoaudiologia, Inclusão, Linguística da Língua de Sinais e Literatura Surda. Verifica-se uma inscrição analítica que compreende a surdez como diferença cultural em que a língua de sinais referenda o paradigma socioantropológico e contribui na constituição de determinados saberes e na organização de práticas educacionais.
Para saber mais, acesse o site do periódico e leia o artigo na íntegra disponível em: https://doi.org/10.29327/227811.24.59-8