Artigo: A situação minoritária dos surdos e sua vulnerabilidade linguística na educação

WITCHS, Pedro Henrique. A situação minoritária dos surdos e sua vulnerabilidade linguística na educação. Cadernos Cedes, Campinas, v. 41, n. 114, p. 144-152, 2021.

Em 2021, os Cadernos CEDES (v. 41, n. 114), publicação do Centro de Estudos Educação e Sociedade, publicaram o número temático "Inclusão e educação de populações em situação de risco social ou vulnerabilidade", organizado por Adriana da Silva Thoma (in memoriam) e Betina Hillesheim (Unisc). A edição conta com o artigo "A situação minoritária dos surdos e sua vulnerabilidade linguística na educação", de Pedro Witchs (Ufes), cujo resumo pode ser lido abaixo:

Resumo: O objetivo deste artigo é discutir a surdez como uma experiência que constitui sujeitos de uma minoria linguística nos limites do Estado nacional. Para tanto, sob a perspectiva foucaultiana da governamentalidade, explora-se um conjunto de políticas que regulamentam o comportamento linguístico das pessoas surdas no campo educacional. A partir disso, é possível assumir que as condições sociais e políticas dispostas a essa população operacionalizam a manutenção de uma vulnerabilidade linguística, portanto também social, que inviabiliza direitos dignos da vida em sociedade.

O artigo está disponível na íntegra em: https://doi.org/10.1590/CC239651 

Tags: 
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910