Artigo: A situação minoritária dos surdos e sua vulnerabilidade linguística na educação
Em 2021, os Cadernos CEDES (v. 41, n. 114), publicação do Centro de Estudos Educação e Sociedade, publicaram o número temático "Inclusão e educação de populações em situação de risco social ou vulnerabilidade", organizado por Adriana da Silva Thoma (in memoriam) e Betina Hillesheim (Unisc). A edição conta com o artigo "A situação minoritária dos surdos e sua vulnerabilidade linguística na educação", de Pedro Witchs (Ufes), cujo resumo pode ser lido abaixo:
Resumo: O objetivo deste artigo é discutir a surdez como uma experiência que constitui sujeitos de uma minoria linguística nos limites do Estado nacional. Para tanto, sob a perspectiva foucaultiana da governamentalidade, explora-se um conjunto de políticas que regulamentam o comportamento linguístico das pessoas surdas no campo educacional. A partir disso, é possível assumir que as condições sociais e políticas dispostas a essa população operacionalizam a manutenção de uma vulnerabilidade linguística, portanto também social, que inviabiliza direitos dignos da vida em sociedade.
O artigo está disponível na íntegra em: https://doi.org/10.1590/CC239651