Grupo de Estudo da Língua de Sinais Internacional

O Grupo de Estudo da Língua de Sinais Internacional constitui um esforço do Círculo de Estudos Indisciplinares com Línguas de Sinais (Ceilis) para a promoção de um espaço experimental de aprendizagem dessa língua no formato de grupo de estudo.

A língua de sinais internacional tem sido utilizada por comunidades de pessoas surdas ao redor do mundo, principalmente na Europa, desde o século XIX. Embora seja mais conhecida apenas como "sinais internacionais", studos mais recentes a assumem como uma língua de contato inteiramente formada entre línguas de modalidade gestual-visual, com características funcionais e sociais de um pidgin. Possibilitar a aprendizagem dessa língua no âmbito da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) pode oportunizar condições para que estudantes de Libras e profissionais da área desenvolvam conhecimentos básicos para interagir com pessoas surdas e ouvintes falantes da língua de sinais internacional ao redor do mundo.

Serão realizados 15 encontros presenciais com 2 horas de duração (às quartas-feiras, das 10 às 12 horas), para discussões, aprendizagem e práticas de uso da língua de sinais internacional. Local dos encontros será informado em breve.

Pessoas interessadas devem preencher o formulário de inscrição até 12 de março de 2023 e aguardar o contato dos organizadores.

Formulário de inscrição: https://forms.gle/ekZEjgPTdZBLjBZ87

Em caso de dúvidas, escreva para ceilis [at] ufes.br

Tags: