Jhonatan Carvalho Santos defende a segunda dissertação de mestrado do Ceilis

Defesa de Mestrado de Jhonatan Carvalho Santos

O Ceilis está em festa mais uma vez! No dia 26 de agosto de 2022, Jhonatan Carvalho Santos defendeu e obteve aprovação da sua dissertação de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Ufes, na linha de pesquisa em Linguística Aplicada. A dissertação intitulada Ensino de língua inglesa com crianças: saberes docentes e práticas pedagógicas em tempos pandêmicos foi aprovada pela comissão examinadora composta pelos seguintes membros:

- Prof. Dr. Pedro Henrique Witchs (Ufes)
Orientador

- Profa. Dra. Flávia Medeiros Álvaro Machado (Ufes)

- Profa. Dra. Cláudia Jotto Kawachi-Furlan (Ufes)
Examinadora interna

- Profa. Dra. Juliana Reichert Assunção Tonelli (UEL)
Examinadora externa

Veja o resumo da dissertação de Jhonatan abaixo:

Discussões sobre o ensino de língua inglesa com crianças estão ganhando cada vez mais espaço dentro das áreas da Linguística Aplicada e da Educação, tanto que tenho notado uma crescente busca por investigações que revelem como é desenvolvido o processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa com crianças, já que não há políticas públicas educacionais no Brasil que respaldem e contribuam para a formação inicial dos(as) professores(as) que atuam nesse contexto de ensino. Se a priori já era possível observar um enorme esforço docente no tocante ao fazer pedagógico, diante do atual contexto pandêmico (2020-2022), em que as aulas passaram a ser ministradas em formato de ensino remoto on-line emergencial, professores(as) precisaram (re)construir seu fazer docente de maneira imediata, de modo a atender a essa nova conjuntura educacional. Para tanto, com esta pesquisa, objetivo analisar a (re)construção de saberes docentes em práticas de ensino de língua inglesa com crianças com faixa etária que integra os segmentos da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de escolas regulares privadas e de escolas de idiomas no estado do Espírito Santo durante o período da pandemia de Covid-19 entre os anos 2020 e 2021. Desse modo, foi evidenciado o contexto de atuação dos(as) docentes convidados(as) a participar da investigação que atuam nesses contextos de ensino. Para tal, ancorei este estudo em uma perspectiva de natureza qualitativa-interpretativa de cunho exploratório, utilizando como método de investigação um questionário eletrônico padronizado e entrevistas semiestruturadas, ambos on-line. Como resultado, observei (i) que os saberes docentes são sustentados pela formação inicial ou continuada, possibilitando aos participantes conceberem razões para a importância da aprendizagem de uma língua estrangeira desde a infância, (ii) que esses saberes também são oriundos da experiência pedagógica em instituições de ensino particulares em que existe o uso de tecnologias digitais há mais tempo e (iii) que as condições sociais e econômicas das crianças são aspectos importantes à realização de atividades educacionais remotas em meio à pandemia. Por fim, esta pesquisa oferece contribuições para os(as) professores(as) refletirem sobre seus percursos formativos de modo a (re)construir os seus próprios saberes docentes, visando a uma educação linguística mais crítica, consciente e horizontal com as crianças.

Parabéns, Jhonatan! Segundo mestrando do Ceilis a concluir o mestrado!