Reunião com a Profa. Maria Mertzani sobre currículo de línguas de sinais
Na reunião realizada em 15 de junho de 2022, o Ceilis contou com a participação especial da professora e pesquisadora grega Maria Mertzani para discutir sobre currículo de línguas de sinais. A discussão teve como base a leitura do artigo MERTZANI, Maria. Para um currículo de língua de sinais e a experiência grega. Cadernos de Educação, Pelotas, n. 62, p. 176-196, 2019. Disponível em:
https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/19150.
A Profa. Mertzani é mestra e doutora em Linguística Aplicada pela Universidade de Bristol, com ênfase em ensino e aprendizagem de línguas de sinais. De 2009 a 2011, foi pesquisadora associada no Centro de Estudos Surdos na Universidade de Bristol e coordenou, na Europa, o projeto Distance Online training in Sign Language (D-Signs), financiado pela instituição Leonardo da Vinci. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) com projeto sobre simbolismo linguístico (fonêmico e grafêmico) em diferentes modalidades (oral, escrita e sinalizada). De 2010 a 2011, coordenou o projeto de pesquisa BSL Learner Corpus, financiado pela British Academy. Foi professora da Universidade de Bristol e diretora da Escola Helênica de Bristol. Sua experiência em pesquisa e formação acadêmica estão relacionadas com a Linguística Aplicada e com a Linguística, com foco nas seguintes áreas: Less Commonly Taught Languages (LCTLs) tais como línguas de sinais, línguas minoritárias e línguas antigas (Grego e Latim); Linguística Histórica e Comparativa; e aprendizagem móvel via tecnologia visual da informação e comunicação. Na área de Educação de Surdos, atua principalmente nos seguintes temas: ensino e currículo de línguas de sinais, letramento, formação de professores e materiais didáticos. Seu último trabalho interinstitucional foi a publicação do Currículo de Libras da cidade de Rio Grande (2020), em colaboração com o Instituto de Política Educacional (Atenas, Grécia). Recentemente, concluiu estágio de professora visitante no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e, atualmente, é consultora especialista do Grupo de Trabalho da Comissão Bicameral do Conselho Nacional de Educação que constrói as Diretrizes da Educação Bilíngue de Surdos.