Grupo de Estudo da Língua de Sinais Internacional

Período: 2023 - em andamento.

Resuno: O sistema de sinais internacionais (ou a língua de sinais internacional) tem sido usado entre pessoas surdas e intérpretes em eventos internacionais. Ele é considerado uma língua de contato que se desenvolveu inteiramente entre línguas de sinais e tem características funcionais e sociais de um pidgin (SUPALLA; WEBB,1995). O Grupo de Estudo da Língua de Sinais Internacional é um projeto de extensão do Ceilis que objetiva proporcionar um espaço experimental para o desenvolvimento da aprendizagem desse sistema, no formato de grupo de grupo de estudo, voltado para pessoas que tenham conhecimento de Libras. Espera-se, com o projeto, fomentar o uso dos sinais internacionais no âmbito da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), sobretudo diante das possibilidades de internacionalização a partir de interações com falantes desse sistema ao redor do mundo. Em 2023/1, serão realizados 15 encontros com 2 horas de duração, para discussões, aprendizagem e práticas de uso da língua de sinais internacional.

Coordenação: Pedro Henrique Witchs
Docentes responsáveis: Pedro Henrique Witchs e Keila Cardoso Teixeira