Artigo: Bilíngues clandestinos: condições epistemológicas da educação linguística de surdos no século XX

Em 2019, o periódico The Especialist, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), publicou o dossiê Bilinguismo para surdos: um olhar social, educacional e linguístico no volume 40, número 3. Nessa edição, Pedro Witchs e Keila Teixeira assinam o artigo Bilíngues clandestinos: condições epistemológicas da educação linguística dos surdos no século XX, cujo resumo pode ser lido abaixo.
Resumo: O artigo problematiza as condições epistemológicas que perpassam a história da educação linguística dos surdos no século XX. Para tanto, empreende-se uma análise em um conjunto de documentos mantidos pelo Acervo Histórico do Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES, compreendidos entre 1909 e 1989. Fundamentada na perspectiva da História Social da Língua e de autores pós-estruturalistas, a análise permite observar a construção de um currículo nacional planejado para a educação de surdos do século XX, a formação de professores que atuariam com esses sujeitos e as práticas pedagógicas desempenhadas para alcançar o objetivo de munir surdos de uma única língua. Assim, é possível evidenciar como a educação de surdos possibilitou o desenvolvimento de um bilinguismo clandestino, que permitiu a formação de uma resistência linguística e a possibilidade de constituição de uma forma de ser surdo observável na atualidade.
Acesse o artigo completo em: https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/42921
