Artigo: História recente da tradução e da interpretação de Libras e língua portuguesa na Universidade Federal do Espírito Santo (2006-2021)

A revista PERcursos Linguísticos, do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Ufes, publicou o volume 12, número 32, com o dossiê temático Dialogando sobre os aspectos da tradução e interpretação das línguas de sinais, organizado pelas professoras Flávia Machado, Neiva Albres e Vânia Santiago. No dossiê, o artigo História recente da tradução e da interpretação de Libras e língua portuguesa na Universidade Federal do Espírito Santo (2006-2021) é assinado por Andrew Victor Thomé Bizzo e Pedro Henrique Witchs, integrantes do Ceilis.
Resumo: Este artigo documenta a história da tradução e da interpretação de língua brasileira de sinais (Libras) e língua portuguesa na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Para tanto, fundamenta-se nos Estudos da Tradução e da Interpretação de Línguas de Sinais, bem como no campo da História da Tradução e das Políticas de Tradução e Interpretação para analisar um conjunto de documentos temporalmente compreendidos entre os anos de 2006 e 2021 tais como editais de contratação e nomeações no Diário Oficial da União, além de portarias, regimentos e relatórios institucionais. Observa-se, nas duas primeiras décadas do século XXI, pelo menos três movimentos que marcam a história recente dessas atividades na instituição: (i) a emergência da interpretação financiada por bolsas concedidas a estudantes; (ii) a formalização profissional da tradução e da interpretação através da contratação de servidores via concurso público; e (iii) o agrupamento de profissionais tradutores e intérpretes em um único setor. Esses movimentos demarcam o desenvolvimento de uma política de tradução e interpretação no domínio institucional da Ufes e o estudo sobre eles permite evidenciar os desafios e os avanços das práticas de tradução e interpretação de línguas de sinais em contextos de serviços públicos.
Acesse o artigo completo em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/39036.