Termos da Educação Linguística de Surdos
Período de execução: 2021 - em andamento
Resumo: Para além de um campo de atuação, a Educação de Surdos se constitui como um território fértil de investigações transdisciplinares com espessura histórica e inúmeras contribuições teórico-conceituais. As primeiras produções intelectuais que registram a formação desse território datam do século XVII e se intensificam em congressos de educadores de surdos que aconteceram pela Europa no século XIX. Naquela época e ainda hoje, os principais debates centralizam o tema do ensino de línguas para crianças surdas. Com a emergência de pesquisas que tomaram algumas línguas de sinais como objetos de análise, os estudos em educação de surdos se expandiram por diferentes áreas do conhecimento, produzindo compreensões transdisciplinares sobre a surdez e as pessoas surdas. Este Projeto de Pesquisa objetiva sistematizar termos relativos à educação linguística de surdos. Para tanto, propõe a realização de uma pesquisa bibliográfica de cunho exploratório e natureza qualitativa que permitirá o levantamento de definições e sentidos teóricos atribuídos a esse conjunto terminológico. Com esse empreendimento, o projeto visa a produção de verbetes para a composição de um vocabulário da Educação de Surdos, um produto enciclopédico de natureza especializada que poderá servir como uma importante fonte de consulta para estudos e práticas desenvolvidos nesse campo e que se relacionam especialmente com as questões dos Estudos Surdos e da Educação Linguística.
Coordenação: Pedro Henrique Witchs
Bolsistas atuantes no projeto:
- Maria Eduarda Pimenta de Oliveira (bolsista Pibic/Fapes - 2021/2022)
- Veruska Azeredo Valadão Monteiro (bolsista Pibic/Fapes - 2022/2023)